terça-feira, 22 de maio de 2007

Lombo Fingido

Para 8 pessoas

500 g de vitela * 350 g de cordeiro * 8 rodelas de chouriço + 6 rodelas de chouriço (usei chouriço turco) * 5 dentes de alho + 4 dentes de alho * 1 cebola grande + 1 cebola média * 2 colheres de sopa de azeite + 6 colheres de sopa de azeite * 1 colher de sobremesa de pimenta preta * 1 colher de sopa de pimenta vermelha * 1 colher de sopa de cominhos * 1 colher de sopa de tomilho seco * 1 colher de sopa de hortelã seca * 2 colheres de sopa de molho de soja * 1/2 cálice de vinho do Porto * miolo de 2 pães * leite q.b * 1 ovo * sal * pão ralado q.b.

Pique a carne e o chouriço (8 rodelas) na picadora. Pique os 5 dentes de alho e a cebola grande. Salteie o alho e a cebola em 2 colheres de sopa de azeite. Adicione este refogado à carne. Coloque o miolo de pão num prato e forme uma papa grossa com um pouco de leite. Junte esta papa à carne. Adicione o ovo e todos os temperos, assim como o vinho do Porto. Amasse bem com as mãos, para que todos os ingredientes fiquem bem ligados. Coloque pão ralado sobre uma mesa e forme um rolo. Envolva o rolo com o pão ralado em ambos os lados. Coloque o restante azeite numa assadeira. Coloque o rolo na assadeira e volte a retocar a forma. Pique 4 dentes de alho e 1 cebola média e disponha-os na assadeira, ao lado do rolo. Pode regar o rolo com um pouco de azeite. Enfeite o rolo com meias duas de chouriço e corte finamente as restantes, colocando-as junto da cebola e do alho. Este preparado, de cebola, alho, azeite e chouriço, vai servir para regar o rolo, pontualmente, durante a cozedura. Leve a assar à temperatura de 170º durante cerca de 70 minutos.

Acompanhei com batatas assadas temperadas com tomilho, hortelã, pimenta vermelha. Adicionei uma cebola grande às rodelas e alguns dentes de alho picados e reguei tudo com azeite. Coloquei as batatas noutra assadeira, e assei o lombo e as batatas ao mesmo tempo, no mesmo forno. Utilizei alho fresco, que abunda neste momento na Turquia.

3 comentários:

Cláudia A. disse...

Amei esta receita. a carne deve ficar tão bem temperadinha. Deu-me água na boca.

Agdah disse...

Menina, que quitute!!!

Anónimo disse...

Filha, este lombo fingido esta com muito bom aspecto!Deve de estar uma delicia!!! Boa continuação tudo de bom! Beijinhos abraços! Deolinda.