terça-feira, 23 de outubro de 2007

Bacalhau à Jardim


200 g de bacalhau desfiado * 5 batatas médias * 1 cebola grande * 2 pimentões verdes * 12 cogumelos * 1 cebola * 1 colher de café de pimenta vermelha * 1 colher de chá de tomilho * 1 pitada de pimenta preta * sal (se necessário) * 1 colher sopa de azeite * 2 ovos cozidos * 1/2 copo de queijo cheddar ralado

Para o molho béchamel:

3 dl de leite * 1 colher de sopa de farinha * 1 colher de sopa de margarina

Corte as batatas ao meio e coza-as sem deixar que se desfaçam. Na mesma água da cozedura das batatas, coza os cogumelos cortados às rodelas grossas. Coza também os ovos. Entretanto, leve ao lume a cebola picada, os pimentões cortados aos cubos e o azeite. Adicione o bacalhau e os temperos. Adicione um pouco de água da cozedura das batatas e dos cogumelos, à medida que for sendo necessário. Corte as batatas às rodelas e disponha-as no fundo de um tabuleiro. Cubra as batatas com os ovos cozidos cortados às rodelas. Depois, cubra com os cogumelos. Por fim, cubra com o bacalhau. Prepare o molho béchamel. Leve ao lume a farinha e a manteiga mexendo sempre e sem deixar queimar. Junte o leite frio, aos poucos, mexendo sempre para não ganhar grumos. Mexa sempre até levantar fervura e adquirir alguma consistência. Cubra o bacalhau com o molho béchamel. Por fim, polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno durante cerca de 20 minutos até gratinar.

8 comentários:

Elvira disse...

Só de ver a fóto, fiquei com fome! :-)

Ana Prazeres disse...

mais uma maneira fantástica de cozinhar bacalhau... Adorei!
Beijinhos

anna disse...

Que belo bacalhau!!!
E leva cogumelos como eu gosto...

Migas disse...

E eu que adoro bacalhau...ter esta visão é maravilhoso!

risonha disse...

valha-me Deus...isso é uma tentação.

Marizé disse...

Bacalhau é sem duvida dos ingredientes mais versáteis que pode haver.
Este está magnigico.
Beijocas

Agdah disse...

Lídia, menina, sempre que passo por aqui meu computador congela, por alguma razão e não consigo deixar comentários. Hoje dei sorte. Finalmente encontrei bacalhau aqui e poderei provar suas delícias.

Eli disse...

Humm fiquei babando no teclado aqui!! :) Delícia!!