domingo, 16 de dezembro de 2007

Atum à Brás Gratinado




















Para 4 pessoas

240 g de atum em conserva * 1 cebola * 2 dentes de alho * 2 colheres de sopa de azeite * 1 colher de sopa de tomilho * sal * pimenta preta * pimenta vermelha * 6 batatas médias * 2 ovos

Guarnição:

1/2 copo de queiko kaşar (ou cheddar) ralado * 6 azeitonas verdes aos bocadinhos

Num tacho largo, salteie a cebola os alhos picados juntamente com o azeite. Abra as latas do atum e escorra o excesso de óleo. Adicione o atum e os temperos e misture. Cozinhe durante cerca de 10 minutos em lume brando com o tacho coberto. Entretanto, descasque as batatas e corte-as aos palitos finos. Coza-as em água com sal sem as deixar desfazer. Escorra a água. Junte as batatas ao atum e envolva bem. À parte, bata dois ovos. Adicione-os às batatas e ao atum e envolva bem todo o preparado, durante cerca de um minuto, sem deixar secar. Rectifique os temperos e desligue o lume. Coloque todo o preparado num tabuleiro. Polvilhe a superfície com queijo ralado e com azeitonas verdes aos bocadinhos. Leve ao forno para gratinar até dourar.
 

12 comentários:

https://inspiracoesretroevintage.blogspot.com disse...

Lidia, achei sua receita muito prática. Batatas com atum combinam muito bem. Vou experimentar essa receita com certeza. Beijinhos!

Joaninha disse...

Boa alternativa, nunca me tinha lembrado disto, substituir o bacalhau pelo atum! Gratinado então faz as minhas delícias... :)
Bjs

Nysa disse...

realmente, concordo com a joaninha! deve ser uma alternativa deliciosa e eu que gosto tanto de atum! obrigada pela receita :-)

Fay van Gelder disse...

Oi Lídia, concordo como que já disseram: Bom combinado e as outras receitas também já me actualizei :)

Bjo amiga e tem uma Super Semana :)

Marizé disse...

Que maravilha, eu adoro atum.

Receita anotada.

Beijocas

risonha disse...

se bacalhau á brás é bom, atum á brás deve ser melhor ainda. receita anotadissíma

Elvira disse...

Que boa ideia! :-)

Anónimo disse...

Lidia.

Eu costumo fazer o bacalhau á bras, mas atum nunca me tinha lembrado. Vi a receita e resolvi fazer para o jantar, ainda com a parte interessante de as batatas nao serem fritas e nao fazer tao mal.
Resultado? Mais que bom, uma delicia. Comentei com meu filho que só vem ao fim de semana e ele adora atum e gratinados e pediu para fazer para sexta ou sabado á noite....la vai ter que ser:). O marido e filha adoraram (alem de mim). A medo, é que a quantidade foi pouca....Acompanhei com salada variada quente(ervilha, cenoura....)pois estamos no inverno. Para o verao, será da outra.
Vou ter que me actualizar com este blog, tambem.....

Parabéns

SAO ALVES

Lídia Lopes disse...

Obrigada a todas pelas simpáticas palavras.

São Alves,

Que bom que é "vê-la" também por aqui!
Que bom que experimentou e que gostou, assim como a sua família. Fico muito contente! Agora, espero que o seu filho também goste :) No Inverno, a minha salada também costuma ser vegetais cozidos, especialmente bróculos.

Beijinhos

Anónimo disse...

Lidia.....

Como disse, fiz hoje para o filho. esta no forno.
mas inovei um pouquinho, pedindo desde ja desculpas.
À mistura de atum/batata, adicionei cenoura crua ralada, e fiz um pouquinho de molho branco ou bechamel(muito ligeiro), ao qual adicionei o queijo e os ovos batidos e salsinha picada.
esta com optimo aspecto. Fiz isto, porque o meu filho adora gratinados com molho branco e cenoura crua ralada, junto com quase tudo.
Cheira muito bem e eu sei que ele vai gostar.
Peço desculpa, mais uma vez da "adulteração", mas acho que cozinhar é inovar, também.

SAO

Lídia Lopes disse...

São,
Espero que o seu filho tenha gostado. Eu também fiz a receita a pensar nos destinatários e de acordo com os ingredientes que tinha à disposição no momento. Cozinhar é assim :)

Tatuapé novas disse...

http://cozinhagloballeste.blogspot.com/

Gostei de sua receita"Atum à Brás Gratinado" porém veja no meu blog (acima) uma receita parecida más feita com cação fresco, veja tb.outras receitas. Me confirme se recebeu este comentário "obrigado" - Wanderley Tanjoni S.Paulo Brasil, meu Email - tancioni@estadao.com.brsu