quinta-feira, 27 de março de 2008

Moussaka de Alho-Francês com Soja e Couve-Flor

Moussaka de Alho Francês com Soja e Couve-Flor

Esta receita foi inspirada nesta moussaka turca.

Para 4 pessoas

1 alho-francês * 2 batatas * 1 1/2 copo de soja granulada * cerca de 150 g de ramos de couve-flor * 2 colheres de sopa de molho de soja * 1 cebola * 3 dentes de alho * 2 copos de água * 3 tomates * 3 colheres de sopa de azeite * 1 colher de café de pimenta vermelha * sal * sumo de 1 limão

Coloque a soja de molho em água quente com o sumo de meio limão durante pelo menos 15 minutos. Corte o alho-francês em rodelas médias e pique a cebola e o alho finamente. Salteie o alho-francês, a cebola e o alho no azeite. Adicione os tomates pelados e cortados finamente e os ramos de couve-flor. Esprema bem a soja e acrescente-a aos restantes ingredientes. Tempere com o molho de soja, sumo de meio limão, sal e pimenta vermelha. Misture e junte a água. Cozinhe em lume brando durante cerca de 20 minutos. Entretanto, descasque as batatas, corte-as em cubos pequenos e coza-as. Coloque as batatas cozidas no fundo de um pirex. Cubra as batatas com o refogado de legumes e soja. Cozinhe no forno a 200º durante cerca de 15 minutos.

11 comentários:

Pitadasdilu disse...

Uma receita saudável e diferente, fiquei imaginando o sabor, que deve ser muito bom com a mistura desses ingredientes que gosto muito.`
Ótimo fim de semana !
Bjos, Lú.

risonha disse...

isto já se está a tornar um costume... de cada vez que entro na tua cozinha saio com uma receita copiada.
beijos

Eli disse...

Que diferente essa moussaka?! Adorei, muito saudavel, achei realmente muito legal sua receita!

Agdah disse...

Huuuummmm. Sobrou algum pouquinho?

Fay van Gelder disse...

Lídia no outro dia fiz parecido mas com espinafres e ficou muito bom mesmo :)

Bjocas :)

Anónimo disse...

Ola Lidia,

Resolvi fazer para o jantar, para mim e filhota, que adora a moussaka. Como ela hoje estava em casa ajudou, mas, e a pedido dela, resolvi fritar os cubinhos de batata em vez de cozer(paciência!)
Ficou muito bom. Na soja, aproveitei e como tinha um resto de chouriço de soja, piquei e acrescentei. Deu um toke muito bom.
Desculpe estas alterações. mas ás vezes, improvisa-se.....
O resultado? Òptimo, a por na lista dos apeteciveis.....
O almoço hoje foi no tal (e unico)restaurante turco aqui na cidade...kebabs! Não têm muita variedade de outras delicias que vou lendo por aqui, e hoje pude mostrar alguns conhecimentos culinários da Turquia, a ponto do dono, na brincadeira, perguntar se eu queria ir trabalhar para a cozinha do restaurante. Cómico, mesmo!
:)SAO

Filipa disse...

Lídia que receita boa e saudável. Essa moussaka deve ser deliciosa.

Beijinhos

Lídia Lopes disse...

Obrigada a todas!

SAO,
Que bom que gostaram! Não tem que se desculpar, cozinhar é assim mesmo. Esta receita foi improvisada e surgiu no momento. Quem me dera encontrar por aqui chouriço de soja e outros ingredientes macrobióticos...
Sei que existe um restaurante turco no Porto e pelo menos um em Lisboa. Estou curiosa relativamente a esse restaurante de que fala :)

Beijos

Anónimo disse...

ja comi moussaka na bulgaria e gostei muito :) so que o aspecto era um pouquinho diferente e acho q levava outra camada de batata ou qualquer coisa por cima, tinha aspecto de lasanha. ah, e deram-me o iorgurte deles para juntar um pouquinho se quisesse.
vou experimentar esta receita, parece facil e deliciosa. so uma coisa, pimenta vermelha pode ser substituida por que?

Lídia Lopes disse...

Anónimo,

Esta receita é inspirada na moussaka turca. Pode ver a receita original no link, no início da receita. Pode substituir a pimenta vermelha por pimenta caiena misturada com um pouco de paprika. Espero que goste. Depois conte como ficou!

Anónimo disse...

Fiz e gostei :) algumas modificaçoezinhas minimas, mas mt bom!
já agr, esqueci de assinar o outro comentário
Filipa