quinta-feira, 5 de maio de 2011

Bacalhau Gratinado

Bacalhau Gratinado

Para 4 pessoas

1 posta de bacalhau grande ou cerca de 400 g de bacalhau desfiado * 1 cebola * 2 dentes de alho * cerca de 6 batatas médias * sal * pimenta preta * 4 colheres de sopa de azeite * 1 colher de sopa de farinha * 250 ml de leite

Desfie o bacalhau e reserve. Corte as batatas em palitos e coza-as. Escorra a água e reserve. Pique a cebola e os dentes de alho finamente e salteie-os no azeite. Adicione o bacalhau desfiado, sal (se necessário) e pimenta preta. Continue a saltear durante alguns minutos. Entretanto, prepare o molho. Dissolva a farinha no leite e leve ao lume, mexendo sempre, até engrossar. Tempere com pimenta preta e com sal (se for necessário). Num tabuleiro, coloque primeiro uma camada de bacalhau, cubra depois com as batatas e, por fim, cubra com o molho. Leve ao forno durante cerca de 20 minutos até o bacalhau e as batatas absorverem parte do molho e até a superfície ficar dourada. Sirva quente com uma boa salada.

7 comentários:

Viciante disse...

Olá!

Adoro bacalahu e gostei mesmo muito deste! Vou levar para fazer!

Bjs

Margarida disse...

Ola Lidia descobri teu blog hoje, e ja andei a ver as receitas, fiquei encantada, de tal forma que ja me fiz tua seguidora porque eu gosto de conhecer outros sabores e outras culturas!

Se quiseres passar pelo meu cantinho fica á vontade!!!

Adoro o teu prato de bacalhau, alias eu adoro tudo o que leve bacalhau!!!

Beijinhos

gelato sorvetes disse...

Sensacional!

Anónimo disse...

Alcançar a essência dos sabores é entrar em sintonia com lembranças guardadas em arquivos que criamos para preservar nossas memórias mais tenras. O cheiro de quintal lá da infância da gente, o gosto do almoço caprichado aos domingos, as conversas com a mãe à beira do fogão, o café da manhã com pão quentinho, os sonhos partilhados, o cheiro de feijão cozinhando na panela, o aroma de erva colhida na hora, um finalzinho de tarde com encanto. Tudo isso é despertado quando conseguimos reproduzir o sabor de pequeninos gestos tecidos a luz do cotidiano de uma cozinha afetiva.

Paula Pacheco disse...

hum que bela foto ficou este bacalhau,
Paula

moranguita disse...

adoro bacalhau e este prato esta bem apetitoso

Receitas para a Felicidade disse...

De ser uma delicia, tem um aspecto apetitoso,

beijinhos!